Vocação

1.       Que é um Estigmatino?
Primeiramente, é um religioso pertencente à Congregaçãodos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada por São Gaspar Bertoni, em Verona (Itália), no ano de 1816.
Mas também pode considerar-se estigmatino todo aquele que se propõe seguir a espiritualidade e o exemplo de vida de São Gaspar Bertoni.
2.       Que é um religioso?
É um cristão que se consagra a Deus, a vida toda, para mostrar a alegria antecipada do Reino dos Céus, por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência, e vive numa comunidade de religiosos da mesma Congregação para trabalhar na Igreja, de acordo com o carisma dessa mesma Congregação.
3.       Que são Votos?
Trata-se de um compromisso solene feito a Deus de seguir os conselhos evangélicos, propostos por Jesus Cristo, de pobreza, castidade e obediência, por meio de uma doação total a Cristo e a Igreja.
São modos de realização humana e de integração entre os homens, pois os votos são meios para se alcançar a fraternidade.
Os votos devem ser cumpridos de acordo com as normas de cada Congregação.
4.       Que é uma Congregação Religiosa
É um grupo de religiosos (padres e irmãos) que vivem o mesmo Carisma de seu fundador, e sob as regras por ele deixadas. Buscam mostrar a alegria antecipada do Reino de Deus através da vida comunitária a serviço da Igreja, onde vivem os votos.
5.       Que é Carisma?
É um dom do Espírito Santo que acontece em determinada e especial experiência de Deus, ou seja, numa oração, numa reflexão, numa inspiração, e se concretiza numa missão (tarefa) a ser realizada em favor dos outros.
No caso de uma Congregação Religiosa, o Carisma é o do fundador e é vivenciado em comum pelos seguidores desse mesmo fundador.
A determinada e especial experiência de Deus, concretizada numa missão, se fundamenta no Evangelho de Jesus Cristo e numa real necessidade da Igreja, por exemplo: a juventude, os enfermos, o povo simples, etc.
6.       Que são Estigmas?
Estigmas são os sinais das Chagas de Jesus Cristo causados pelos maus tratos ocorridos durante sua Paixão e crucificação e que Cristo conservou consigo após a ressurreição. São sinais do triunfo da vida sobre a morte.
São em número de cinco. Para o estigmatino são cinco características de sua vida: comunhão com Deus, disponibilidade, especialização, doação e espírito de sacrifício.
7.       Quem foi São Gaspar Bertoni?
São Gaspar Bertoni foi um sacerdote nascido em Verona (Itália), em 1777, e falecido, la mesmo, em 1853.
Foi uma pessoa de grandes virtudes, de muito saber, de profundo espírito de humildade e abandono em Deus. trabalhou muito em sua cidade natal, principalmente na pregação de missões populares e na formação da juventude. Fundou a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos), em 1816.
Foi Beatificado pelo Papa Paulo VI, em 1975 e canonizado pelo Papa João Paulo II, em 1989.
8.       Como deve ser um Estigmatino?
Um estigmatino deve ser um religioso preparado e disposto a auxiliar os bispos em suas dioceses, principalmente por meio da pregação. Tem que ser despreendido e sempre pronto a ouvir a voz de Deus em proveito do próximo (doação). Daí o seu carisma: MISSIONÁRIOS APOSTÓLICOS EM AUXÍLIO AOS BISPOS.
9.       Qual é a espiritualidade própria de um estigmatino?
É uma espiritualidade de total abandono nas mãos de Deus. O estigmatino deve se sobressair pela humildade, disponibilidade, oração e meditação profunda, espírito de sacrifício. Sua devoção está voltada para a Paixão, sofrimento e estigmas de Jesus Cristo, além da devoção a Maria e José que são padroeiros da Congregação.







                                                                                                                                                                  

Queridos amigos e amigas, as vezes ficamos nos perguntando: qual é a nossa vocação? principalmente diante de falas de religiosos que insistem que Deus nos chama. Será que Deus nos chamou? Será que somos surdos? Como distinguir entre vontade pessoal e vocação?
São perguntas que nos inquietam. No entanto, devemos considerar primeiro, que não é a própria pessoa que "se chama", nem outra pessoa que a chama. Mas o chamado vem de Deus. E um chamado-convite que vai se desvelando através de pessoas, situações e desafios.
Outro ponto que devemos considerar, é que ninguém fica de fora deste chamado. Não são escolhidos apenas os mais santos ou os melhores.Todos temos uma vocação. E o fundamental é que estaremos beneficiando outros, ou seja, vocação não é para proveito próprio mas para realizar o Reino de Deus no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso país ou no mundo.
Podemos ter muitas vontades pessoais. Isso não é um mal, mas é algo que precisa ser trabalhado para distinguirmos entre aquilo que nos satisfará em detrimento do povo e aquela vontade que beneficiará, principalmente os pobres. Para isso sempre é bom construirmos nosso projeto de vida e pedirmos acompanhamento de alguma pessoa que já realiza uma boa caminhada na vida.
Gostaria também, de apresentar uma proposta. Você conhece os Estigmatinos? pois é, é uma congregação religiosa que trabalha com três linhas principais de apostolado: o estudo e a "pregação da Palavra de Deus, o atendimento e auxilio aos padres e a educação cristã a juventude". Gostaria de falar um pouquinho deste último apostolado. Somos jovens que lutam pela evangelização da juventude buscando atrair, envolver e capacitar os adolescentes e jovens com metodologias adequadas às suas necessidades, formando lideranças e assessores para acompanhá-los na sua articulação e organização enquanto Pastoral da Juventude Estigmatina, despertando-os para o seguimento a Jesus Cristo, para o sentido de pertença à Igreja, para formação pessoal e para uma atuação na sociedade. Isso é realizado através de grupos de vivência,  missão jovem estigmatina, curso de assessores, festivais, grupos de estudo e discussão, retiros etc.
Quer conhecer mais? faço lhe um convite, venha conhecer o Centro da pastoral da juventude Estigmatina em Campinas, SP, ou entre em contato conosco. Queremos apresentar uma forma de acompanhamento ao seu projeto de vida e possibilitar-lhe uma experiência de Deus com o rosto jovem.
Grande abraço.

(Pe. Elizeu)

se você quiser ser acompanhado vocacionalmente entre em contato conosco:
Rua Luzitana, 636, Campinas, SP
Tel: 19 32316649 

Postagens mais visitadas